O Princípio do ano começou, e também o 17º Capítulo Provincial dos Missionários Redentoristas. Reuniram no seu Seminário de Cristo-Rei em Vila Nova de Gaia sob o lema Renovar o Coração, o Ardor, os Métodos e as Estruturas”. Nele participaram também Missionários Leigos do Santíssimo Redentor.

 

Nesta mudança de época, todos procuram encontrar caminhos aptos para anunciar a Boa Nova. O p. Alberto Eseberri, Vigário Geral da Congregação, orientou o primeiro dia de reflexão do Capítulo e apresentou também aos membros da Província Portuguesa o Plano Apostólico da Conferência dos Redentoristas na Europa. É um Plano ambicioso a partir do qual se procura orientar a missão dos quase 1500 membros da Congregação do Santíssimo Redentor (C.Ss.R.) que vivem na Europa.

O Vigário Geral, p. Alberto, falou ainda acerca do Processo de Reconfiguração das actuais Unidades da C.Ss.R. no continente europeu. Tudo isto exige a redistribuição de pessoas e de recursos num espírito de solidariedade missionária, sempre em ordem à missão. Mais do que uma mudança de estruturas, implica um processo de discernimento renovado e fidelidade criativa diante das Prioridades Missionárias e Apostólicas que nos desafiam.

O Capítulo escolheu também o novo Conselho Provincial para liderar a Vida Apostólica dos Redentoristas em Portugal nos próximos quatro anos:

Provincial: p. Rui Santiago

Vigário Provincial: p. António Marinho

Primeiro Conselheiro: p. Manuel Acácio

Conselheiros Extraordinários: p. Manuel Batista e p. Alcino Fraga

 

Como sempre se foi rezando durante o Capítulo, continue o Espírito Santo a inspirar a missão da Congregação e a fazer superar todos os medos, para recriar nela uma esperança viva e uma caridade apostólica ao jeito de Santo Afonso de Ligório. Possam as pessoas contar hoje com os Missionários Redentoristas para ser anunciada, sempre de novo, a Abundante Redenção.

 

 

Da esquerda para a direita: p. Alcino Fraga; p. António Marinho; p. Rui Santiago; p. Manuel Acácio; p. Manuel Baptista