da carta aos Missionários Redentoristas, Irmãs, Missionários Leigos e Associados

 

Testemunhas do Redentor:

Solidários para a Missão num mundo ferido.

Queridos Confrades, Irmãs e Irmãos no Redentor:

No dia 12 de Novembro de 2017 celebramos uma vez mais a Jornada para a Promoção da Vocação Missionária Redentorista. Como esta celebração anual coincide este ano com o segundo Domingo de Novembro, está muito próxima e unida, portanto, ao 9 de novembro, dia em que celebraremos o 285º Aniversário da Fundação da nossa Congregação quando, movido pelo Espírito Santo, Santo Afonso e os primeiros missionários se reuniram em Scala para responder à chamada de Deus “a seguir o exemplo de Jesus Cristo na pregação da Palavra de Deus aos pobres” (Const. 1). Este pequeno grupo de homens cresceu até se transformar numa família de dimensão mundial composta por professos Redentoristas, Irmãs, e por homens e mulheres leigos que partilham um mesmo carisma.

Em nome do Conselho Geral vos animo a que em todas as nossas comunidades, igrejas, santuários e actividades pastorais imprimam criatividade e alegria nesta “Jornada”. Seria oportuno que, por este motivo, se realçassem este ano algumas das Decisões do XXV Capítulo Geral, especialmente as que estão relacionadas com o tema do Sexénio: Testemunhas do Redentor: Solidários para a Missão num mundo ferido. Sabemos que a mais efectiva promoção da nossa vocação é a do gozoso testemunho, acolhedor e profético, de cada um de nós e de cada comunidade. Seria também importante que se destacasse a vocação do Irmão Redentorista e do Missionário Leigo do Santíssimo Redentor.

Seria conveniente que durante a semana anterior e no fim de semana do dia 12 de Novembro se organizassem alguns gestos relacionados. Onde for possível, seria bom rezar e haver celebrações nas quais participem juntos os membros da família Redentorista: Confrades, Irmãs e Leigos.