(Roma, Itália) A recém-constituída Comissão para a Parceria na Missão reuniu-se nos escritórios da Cúria Geral de 2 a 5 de Julho de 2018. Trabalhando junto com Pedro Lopez, CSsR, Responsável pelo Secretariado Geral para a Evangelização, e os Consultores Gerais Sebastião Ani Dato, CSsR e Nicolai Ayouba, CSsR, os membros da comissão são: Anne Walsh (Edmonton-Toronto) Responsável, Sinay Tovar (Venezuela), Rafael Junquera (Madrid), Rui Santiago, CSsR (Lisboa), Roksan Latorre (Manila) e Victor Zabre (Burkina-Niger). Estes membros representam as cinco Conferências da Congregação, e todos os membros do Grupo de Trabalho ou Comissão estabelecida na sua Conferência para avançar na prioridade fundamental da Parceria na e para a Missão.

 

 

 Os membros da Comissão (pela esquerda):

Roksan Latorre (Manila), Rafael Junquera (Madrid), Anne Walsh (Edmonton-Toronto),

Victor Zabre (Burkina-Niger), Sinay Tovar (Venezuela), e Rui Santiago, CSsR (Lisboa)

 

A tarefa estabelecida antes da comissão tinha duas vertentes:

- criar um Directório para guiar e ser suporte para a Parceria na Missão em toda a Congregação do Santíssimo Redentor, e

- desenvolver a Ratio Formationis para os Leigos Missionários do Santíssimo Redentor e Leigos Redentoristas (Redentoristas Associados)

 

Depois das apresentações dos presentes e iniciais explorações das formas de Parceria na Missão em cada Conferência, os membros  Comissão discutiram então as estruturas que têm lugar em cada Conferência para lhe dar suporte e a inicie.  A tarefa seguinte foi começar o processo de delinear um Directório e Ratio Formationis. Nos três dias seguintes, trabalhando em plenário e em pequenos grupos, iniciou-se o processo de escrita de três capítulos de um Directório que servirá eventualmente toda a Família Redentorista como recurso e guia para a Parceria na Missão.

 

Foi oferecida aos membros uma visita à biblioteca e arquivos pelo Beco e Lage. Visitaram alguns lugares de Roma também.

 

O trabalho conseguido foi monumental. Desde as gargalhadas que se ouviam nas salas de reuniões, nos corredores e à mesa, um grande senso de camaradagem e alegria fizeram parte do processo.

 

 

 

Anne Walsh

Fonte: Scala News