O Santuário Mariano de Tróis Épis a cargo dos Missionários Redentoristas, perto da Cidade de Estrasburgo em França, congregou nos dias 10 a 12 de Abril os formadores dos Missionários Redentoristas de toda a Europa. Comparecem no encontro o P. Johanes Rommelt, Coordenador da Conferência Redentorista da Europa (CRE) bem como o Secretário Geral da Formação P. Piotr Chyla e os membros do Secretariado Europeu para a Formação. Também participou no Encontro o P. Manuel Rodriguez, Secretário Executivo para a Formação. E mais 28 confrades vindos de quase todas as Unidades da Conferência da Europa. Da província de Lisboa participou o Pe. Eugénio Fasuga.

 

 

A reunião começou por apreciar o Plano Pastoral para a Europa apresentado pelo Coordenador. E de seguida sistematicamente a Assembleia procurou aprofundar as diversas etapas da formação dos Missionários Redentoristas desde a promoção vocacional e a vocação do Irmão, passando pelo Pré-noviciado, o Noviciado, o Tempo de votos temporários, as Experiência Pastoral e o Programa de transição para o Ministério Pastoral Ativo.

 

Seguiu-se a apresentação do que cada unidade fazia no campo da formação, e após esta partilha passou-se para o trabalho em 4 grupos linguísticos e em plenários. A reunião desta Assembleia de formadores concluiu com um plenário procurando aquilatar e aperfeiçoar o Plano Pastoral para a Europa dos Missionários Redentoristas.

 

 

No referente à Europa Sul pediu-se para revigorar os encontros de formadores na semana a seguir à Páscoa. Criar mini-cursos de Verão para aperfeiçoar a Teologia Moral Afonsiana. E ainda procurar reunir num único centro em Roma a formação teológica dos Missionários Redentoristas.


E fechou-se o Encontro destes dias com a sugestão de que o diálogo continue através de futuros encontros para que os Missionários Redentoristas respondam cada vez melhor aos desafios que o anúncio do Evangelho levanta nesta Europa global de hoje.

 

Ronald J. McAinsh, C.SS.R

tradução e comentário de António Dias Gomes, C.SS.R

Scala News