No passado dia 5 de Outubro, uma centena de pessoas reuniram-se no Seminário Redentorista de Cristo Rei, em Gaia, para as Jornadas de Reflexão Pastoral do CER. Neste Ano II das jornadas, o tema proposto para reflexão foi A Missão da Igreja é Louvar e Servir.

Andando à volta do Louvor e do Serviço, o p. Rui Santiago, cssr, a Teresa Ascensão, e Teresa Valente, nos temas que apresentaram, procuraram ajudar os participantes a reflectir sobre dois desafios tão actuais e urgentes da missão da Igreja: o Louvor, a primeira missão da Igreja, para o qual esta, antes de tudo o resto, existe; e o Serviço, como expressão eloquente do louvor, tarefa urgente da Igreja, no cuidado do mundo ferido, ao qual procura hoje ser testemunha fiel do Redentor.

Mais do que procurar traçar planos estratégicos de acção diante da “crise”, procurou-se reflectir, dialogar e, essencialmente, levantar perguntas sobre a mentalidade eclesial e a pastoral evangelizadora da Igreja actual. A cerca de uma centena de pessoas que neste dia se reuniram, proveniente de várias zonas do norte do país, levou de volta para as suas comunidades, uma mão cheia de boas perguntas para roer, e que certamente ajudarão a repensar mentalidades, métodos e práticas evangelizadoras.

 

Depois deste dia, teremos oportunidade de continuar a pensar em tudo isto nas duas Semanas Online destas mesmas Jornadas de Reflexão Pastoral, que estão já a ser preparadas:

- 19 a 23 de Fev 2018

- 4 a 8 de Jun 2018

(marquem nas vossas agendas!)

Estas duas semanas serão dois momentos em que todos poderemos acompanhar e também contribuir para as Reflexões através do site destas Jornadas.

 

Daniel, Missionário Leigo Redentorista em Formação