No primeiro fim de semana do advento, o grupo de jovens da paróquia da Damaia reuniu-se na casa dos redentoristas à estrada da luz no seguimento do retiro do Advento que teria como grande objetivo desconectarmo-nos das preocupações do quotidiano e preparar o nascimento de Jesus.

Assim começou o nosso retiro de 24 horas que teve como três grandes bases, a reflexão, a oração e a ação. Começámos por ter um momento inicial de reflexão em que foi demostrada a importância de termos sempre um espaço de tempo desconectados das preocupações exteriores. Desta forma, é possível podermos ouvir o que Deus tem para nos dizer e seguirmos a Sua mensagem através de gestos simpáticos para quem nos rodeia.

Já no dia seguinte, iniciámos com uma pequena catequese com o Padre Eugénio sobre a relevância deste período. O advento não terá apenas como objetivo preparar o coração para a vinda de Jesus, mas também ter um momento de aproximação Dele através de atitudes positivas que se demonstram superiores às negativas impedindo que as “trevas” vençam. Percebemos através de passagens bíblicas que desde o início (Livro dos Génesis) que o Bem iria se sobrepor ao Mal, e que o nascimento de Jesus, um momento ansiado e prometido, viria a comprovar isso mesmo. A partir deste grande exemplo só faltava seguir os seus passos e partir para a ação. Deste modo, seguimos para o terceiro momento deste nosso encontro nos armazéns do Banco Alimentar com o objetivo de contribuir para o bem-estar do próximo. Momento este, que nos permitiu igualmente refletir acerca dos comportamentos que nos aproximam de Jesus tendo todos um papel relevante neste projeto de voluntariado proporcionando um Natal mais feliz para as famílias necessitadas.

Posteriormente, regressámos à casa onde tivemos um momento de reflexão silenciosa acerca da experiência vivida neste retiro. De seguida, participámos na primeira missa do advento, proporcionada pelos sacerdotes da casa Redentorista onde nos instalámos e nos receberam tão bem. Foi sem dúvida, uma oportunidade de consolidação de todos os momentos vividos nestes dias. Por fim, já à noite, tivemos a nossa última oração de reflexão acerca da importância de seguir Jesus e estar vigilante ao que nos rodeia, vendo assim o Natal como uma ocasião para estar mais alerta à Sua mensagem.

Este retiro foi claramente uma excelente oportunidade de aprender, refletir, orar, conviver, divertir e ajudar fortalecendo-nos ainda mais na fé atribuindo agora um sentido ainda maior ao Advento.