Durante este ano de 2018 o Sérgio Miguel, que esteve na Comunidade de Gaia nos últimos dois anos, fará o seu ano de Noviciado, que antecede a Profissão dos Conselhos Evangélicos. Este ano de Noviciado ele o fará em Tietê, pequena cidade do Estado de São Paulo (Brasil). 
 
Ele fará parte deste Noviciado Inter-Provincial da Conferência dos Redentoristas na América Latina e Caribe e os seus companheiros são de seis diferentes unidades provinciais ou vice-provinciais do Brasil, bem como alguns outros noviços do Uruguai e do Paraguai.
 
O Sérgio chegou a Tietê no dia 4 de Janeiro, dia em que se reuniram todos os noviços. São, neste ano 2018, 20 Noviços. Um grupo bom e bem disposto. Encontraram-se ainda durante estes primeiros dias com os Noviços de 2017, que estão agora a preparar o Retiro Final antes da Profissão Religiosa, que todos celebrarão no final deste mês, nas suas próprias Unidades de origem. O grupo de 2017 é constituído por 17 noviços. Além de jovens das Províncias já mencionadas, há no grupo de 2017 também noviços da Argentina e do Chile. 
 
A Conferência dos Redentoristas na América Latina e Caribe tem a funcionar durante este ano 2018 três casas de Noviciado em simultâneo, todas elas interprovinciais. Ao todo, nas três casas estarão 44 Noviços durante este ano. 
 
É neste contexto de interculturalidade e abertura que o Sérgio Miguel, da nossa Província, fará este ano de aprofundamento espiritual e decisivo discernimento vocacional. Rezamos por ele, e por todos os companheiros, nesta alegria de sermos Família Redentorista em mais de oitenta países do mundo.