(AVEPRO: Agência  da Santa Sé  para a avaliação e Promoção da qualidade das Universidades e Faculdades Eclesiásticas)

 

No dia  19 de Junho de 2018  o Secretário da Congregação  para a Educação  Católica, o Arcebispo  A. Vincenzo Zani, entregou o decreto de nomeação de presidente de AVEPRO ao P. Andrzej. No dia 5 de Junho o Secretário de Estado da Santa Sé, Cardeal Pietro Parolin, assinou a nomeação oficial, em nome do Papa Francisco. Este Redentorista, Andrzej Wodka, é membro da Província Redentorista da Polónia e o atual presidente da  Academia de Teologia Moral dos Missionários Redentoristas, em Roma.

Mas o que é a AVPRO? Em poucas palavras é uma agência, semelhante a outras agências vocacionadas para a creditação das universidades Estatais. Foi fundado em 2007, durante o papado do Papa Bento XVI. A Agência é um organismo independente da Santa Sé, responsável pela apreciação e promoção da qualidade do ensino oferecido e da investigação  levada a cabo nas Faculdades Pontifícias e Eclesiásticas.  Por sua natureza a agência trabalha em colaboração íntima com a Congregação para a Educação Católica. Foi criada como resultado da adesão da Santa Sé ao chamado processo de Bolonha de 2003. Em geral, o grande objetivo da AVEPRO é harmonizar as atividades didáticas  e de investigação, sem esquecer a área administrativa das Faculdades Eclesiásticas com os parâmetros académicos adotados no âmbito europeu da Educação Superior (EHEA) a cuja orientação aderiram 48 países.

O P. Wodka confessa que foi para ele próprio uma notícia surpreendente e também para muitos outros: "De fato, estou no meio do segundo mandado de Presidente da Academia de Teologia Moral e ainda tenho de assumir este novo serviço. Como Presidente da Academia, que vai fazer quase 70 anos e é praticamente a única, neste género, em todo o mundo, coloca-me num contexto mais amplo de certa corresponsabilidade  para a Educação Universitária Pontifícia Romana. Talvez por esta razão ao procurar um novo responsável da AVEPRO, tenham pensado na minha pessoa."

 

 

 

Padre António Gomes Dias, CSsR